Jan M.O. é o artista apresentado nessa semana, dentro do programa de parcerias da Rede Choque. Aqui destacamos o Armazém-Coletivo Elza, de Florianópolis, através da curadoria de Juliana Crispe, que assina o texto de apresentação e a seleção de obras.
Em seus trabalhos o artista Jan M.O. desdobra-se sobre questões que perpassam a vida pessoal e a vida coletiva, em um processo que explora diferença e repetição, palavra e imagem. Na diferença daquilo já posto, a forma toma-se como dinâmica e faz girar pelo movimento o que se pensa sobre a vida, sobre intensidades e transformações contínuas.
Em Contato o mecanismo de poesia visual abre algumas possibilidades de leitura: mencionando o distanciamento entre corpos com o propósito de evitar uma contaminação patológica, como também o estabelecimento de uma proximidade minimamente afetiva, dialoga através de máquinas e tecnologias que intermediam nossas relações como redes humanas e colaborativas.
Contato | Jan M.O. | 2020 from Jan M.O. on Vimeo.
O trabalho “Acordo” opera através das possibilidades de leitura geradas pelo metrônomo. Diante do cenário global bipolarizado por aqueles que defendem a manutenção da economia e os que priorizam as restrições protetivas de distanciamento pessoal, o vídeo busca aludir a esse contraponto ritmado pela máquina. O título do trabalho reforça esse impasse pautado por acordos, sejam eles trabalhistas ou de permanência.
Acordo | Jan M.O. | 2020 from Jan M.O. on Vimeo.

Coloque primeiro em você, 2019/2020 Gravura em ponta-seca sobre acetato mancha gráfica 40x17cm | com moldura 55,5 x 37,5 x 2,5 cm

Coloque primeiro em você, 2019/2020 Objeto e Fotografia máscara de oxigênio adesivada, caixa de acrílico e fotografia sobre placa de pvc fotografia 65x65cm | caixa de acrílico com máscara 60x25x13cm

L U Z, 2017 objeto (cristal com gravação a laser sobre base giratória motorizada) cristal 4 x 4 x 4 cm

O amor é como um espelho, 2017 objeto (espelhos, couro, metal, acetato e adesivo vinílico) 13,2 x 12 x 25,5 cm

F L Y, 2013, impressão lenticular, 65 x 50 x 1 cm (moldura), confira o vídeo da obra

Destino Acaso, 2014 desenho (nanquim, tinta spray e grafite sobre papel) mancha gráfica 29,7 x 21 cm
Jan M.O. (Rio de Janeiro/RJ, 1986) é artista visual, ilustrador e graduado em Design Gráfico e Programação Visual em 2010, pela UNIVILLE em Joinville/SC. Vive desde 2005 em Santa Catarina onde é atualmente membro da diretoria da Associação de Artistas Plásticos de Joinville – AAPLAJ. Explora as técnicas do desenho há mais de quinze anos e recentemente pesquisa as práticas da gravura e a criação de objetos. Sua produção utiliza tanto os processos manuais quanto as experiências industriais na elaboração de obras tridimensionais ou na multiplicação do seu trabalho de arte. Jan ministrou cursos e oficinas sobre processos gráficos através de editais, programas educativos e intervenções urbanas. Em sua trajetória constam obras em acervo e prêmios aquisição e seu currículo assinala exposições individuais no Amapá, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, além de participações em coletivas, bienais e salões em outros estados brasileiros e países como Colômbia e Espanha.