A série do Coletivo BijaRi chamada “Carro-Verde” reúne diversas instalações realizadas em carcaças de carros abandonados que são transformados em mobiliário urbano – canteiros para diversas plantas. O grupo cuida do jardim, regando e tratando as plantas, depois de inaugurada a instalação.
O Carro-Verde é parte de um projeto multiplataformas que o BijaRi desenvolve desde 2007 denominado “Natureza Urbana” – que consiste na criação de formas simbólicas ( esculturas e intervenções urbanas) que discutem a questão da ecologia urbana face a seu estado atual de degradação.
Nas palavras do coletivo: “ao apropriar-se de equipamentos e estruturas urbanas em desuso, produtos de um modelo nocivo de ocupação voltado para a supremacia do rodoviarismo urbano ( o carro, o ônibus, os outdoors e as caçambas); esvaziar sua parte “morta” – motores, engrenagens, imagens publicitárias, entulho – e reconstituí-los como fragmentos de natureza. Samambaias, bromélias, arbustos, unhas de gato, palmeiras e as carcaças estéreis passam a constituir um organismo único, vivo e sincrético”

Quando ele foi apreendido e levado pela subprefeitura, confira a matéria aqui