Livro o “gabinete de curiosidades” de Rafael Silveira

Livro revela o “gabinete de curiosidades” de Rafael Silveira Publicação da SESI-SP Editora traz ensaio de Agnaldo Farias sobre o trabalho do artista paranaense e reproduz mais de uma centena de suas obras. A criatividade e versatilidade de Rafael Silveira dificultam a colocação de rótulos a seu trabalho e a realização de recortes que sintetizem, ou ao menos exemplifiquem, sua fértil e eclética produção. Por essa razão, ao publicar um livro sobre a obra de Silveira, a Sesi-SP Editora optou por reproduzir mais de uma centena de seus trabalhos e dedicar ao artista um ensaio bilíngue (português e inglês) escrito por Agnaldo Farias.

livro rafael

O livro, que será lançado em São Paulo dia 18 de agosto, reúne obras criadas entre 2009 e 2018, a maior parte óleos e acrílico sobre tela. Numa demonstração explícita da profusão criativa de Rafael Silveira – que segundo descreve Agnaldo Farias “bebe água de todas fontes, como um rio que vai sendo engrossado pelos seus afluentes” – há exemplos de telas em que utiliza técnica mista (óleo, nanquim, tinta acrílica, grafite e colagem), óleo e acrílico sobre esculturas e óleo sobre papéis antigos.
A utilização de molduras esculpidas, recurso recorrente no trabalho de Rafael Silveira, também pode ser observada nas páginas do livro, bem como sua incursão pelo mundo dos bordados, com a reprodução de dez trabalhos feitos em colaboração com Flávia Itiberê. O livro traz, ainda, fotografias do próprio artista em seu ateliê, em poses que o mostram ora concentrado em suas criações, ora revelando sua porção lúdica e irreverente.
O ensaio de Agnaldo Farias – intitulado O Gabinete de Curiosidades de Rafael Silveira – antecede a reprodução das obras, o que possibilita ao leitor percorrer os diversos caminhos do instigante trabalho do artista orientado por observações e informações alinhavadas de forma didática por Farias, que é professor, curador e crítico de arte.

videoassista aqui
Rafael Silveira iniciou sua vida profissional trabalhando no campo das artes gráficas. Essa influência pode ser observada em diversas obras do artista. De acordo com o Agnaldo Farias, “com inúmeras referências ao mundo do consumo e do entretenimento, ele aborda o cotidiano sob um ângulo que ultrapassa o tangível, enveredando num imaginário complexo, que tanto pode ser doce e afetuoso quanto escatológico e repulsivo”. Vale a pena enveredar pelo gabinete de curiosidades de Rafael Silveira.

Ficha técnica
Título: Rafael Silveira, ensaio por Agnaldo Farias
Editora: SESI-SP
Páginas: 208
Formato: 27x22cm
Preço: R$ 120,00

Serviço
Lançamento: 18 de agosto de 2018 a partir das 16 horas.
Local: Galeria Choque Cultural
Endereço: R. Medeiros de Albuquerque, 250 – Vila Madalena, São Paulo – SP,