Pinturas numa casa de chá

Período da exposição: de 20/9 a 23/10.

Nessa exposição, a artista apresenta um conjunto de naturezas mortas: delicadas pinturas sobre papeis metalizados e telas com aplicação de folhas de ouro. Além das obras inéditas e atuais, também estão presentes na exposição duas pinturas de 1982 e 1986 que retratam xícaras, um de seus temas preferidos.

mar_322

Mariana propõe uma experiência imersiva que vai além da experiência visual, onde suas obras estão dentro de um ambiente vivo, que tem uma rotina própria. A exposição acontece numa casa de chá na Vila Madalena, chamada Ó-Chá,  um espaço que tem o propósito de desenvolver a cultura dessa bebida em São Paulo.

Nós chegamos a ter uma tradição de chá no Brasil, desde que as primeiras mudas foram trazidas por Dom João VI e plantadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O Marechal Arouche trouxe para São Paulo e plantou onde, hoje, é o Anhangabaú, bem embaixo do Viaduto do Chá. A presença do chá foi diminuindo conforme a cultura do café se desenvolvia.

mar_320

A artista Mariana Martins é apaixonada pelo chá, não apenas a bebida em si, mas toda a cultura, o imaginário, as louças, os rituais e a atmosfera de conforto e a reflexão que inspira. Sua produção atual revela a intenção da artista em mapear os objetos que fazem parte do universo do chá, um mapeamento afetivo. Segundo a artista, as imagens e instalações apresentadas na exposição Ó-Chá estimulam a reflexão sobre as delicadezas do cotidiano e nossa (in)capacidade de perceber as sutilezas que nos cercam.
veja as obras e infos  aqui

Abertura: dia 20 de setembro, terça-feira, das 18 às 21 horas. Não tem manobrista. Estacionamento ao lado.

Período da exposição: de 20/9 a 23/10.

Endereço: Rua Aspicuelta, 194, Vila Madalena.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 11 às 20 horas.

Mais informações: 3061-4051

O local funciona como uma loja de chás importados e bistrô, servindo doces, lanches e almoços. O telefone da casa Ó-Chá é 2737-8001.